top of page

"O curso e o ISMAT só me têm trazido felicidades e oportunidades" - Entrevista Dra. Vanessa Mamedes

cec3aad3-cf66-48ad-ab64-1910d8266cb9.jpg

Antes de mais, saudações académicas a toda a nossa comunidade que a partir de hoje nos acompanharão nesta nova iniciativa do NEDISMAT, entre tantas outras, os Casos de Sucesso do curso de Direito no ISMAT. Tivemos o enorme prazer de entrevistar uma jovem, já com artigos publicados e coautora de livros de Direito, que representa um inquestionável caso de sucesso. 

A entrevista foi conduzida por Mara Rodrigues e Gonçalo Camacho, dirigentes do NEDISMAT e alunos do 3º e 2º ano, respetivamente.

Vanessa Mamedes, natural de Portimão, 27 anos, Advogada, Docente universitária no ISMAT, onde se licenciou, e na Universidade Lusófona de Lisboa.

Em primeiro lugar, gostaríamos de lhe perguntar porquê a escolha do curso de Direito, foi sempre este o curso que teve em mente?

VM: Não, nunca foi um curso que tivesse em mente. Na escola secundária estudei a área das Ciências e Tecnologias e achei que o meu futuro ia ser relacionado com isso, mais concretamente pensei em seguir fisioterapia. Entretanto, tive contacto com um outro curso na Universidade Lusófona, onde tinha algumas disciplinas de Direito e percebi que eram essas as disciplinas de que mais gostava. Então a melhor ideia foi tirar mesmo o curso de Direito. Portanto, escolhi o curso por ter tido contacto com a área no âmbito de outra licenciatura, mas nunca foi um sonho de criança nem uma ideia ao longo da vida.

Após esse primeiro contacto com esta área, o que a levou a escolher o ISMAT para estudar Direito e o que mais a marcou na licenciatura?

VM: Escolhi o ISMAT porque a minha família vive toda no Algarve e em grande medida foi para estar perto dela e da minha cidade. Além disso, achei que tinha uma grande vantagem em ficar no Algarve, não só por ter uma universidade perto de casa, o que me deu oportunidade de continuar na minha cidade e de futuro contribuir para a mesma, que acaba por ser aquilo que tento continuar a fazer. A experiência no ISMAT é muito positiva, posso dizer que em relação às experiências com Universidades maiores, o ISMAT tem um espírito de entreajuda e de cooperação que eu, pelo menos, nunca vi noutra universidade. A dimensão que o ISMAT tem permite não só para os alunos mas também para os professores estabelecerem um contacto muito próximo e isso para mim é a mais valia do nosso Instituto.

Que objetivos tinha a aluna de mérito que acabou o curso em 2017?

VM: Quando terminei a licenciatura sabia que queria ingressar na Ordem dos Advogados e ser advogada, era esse o meu principal e único objetivo, o que acabei também por fazer. Na altura, não pensei que iria ter oportunidade de ser docente universitária e muito menos de conseguir publicar com a minha idade e com a minha pouca experiência, não achei que fosse possível.

Além de advogada e Docente, a Dra. Vanessa está de momento tirar o Mestrado em Direito na Universidade Lusófona de Lisboa. Conhecendo mais do que uma realidade - e de certo modo já referiu anteriormente - se tivesse de escolher um ponto positivo em relação ao ISMAT que torna o nosso curso de Direito único, qual seria e porquê?

VM: Bem, como acabei por dizer nas perguntas anteriores o ponto positivo para mim é a proximidade que se estabelece entre colegas, alunos, professores, funcionários, etc. O facto de conhecermos toda a gente e todos nos conhecerem não só facilita imenso o processo, como também fomenta certas oportunidades que num meio mais competitivo, mais alargado, não é tão fácil. E depois, também, verdade seja dita, é muito agradável viver no Algarve e pelo menos eu acho que é muito simpático não ter de sair do Algarve para prosseguir os estudos superiores nesta área. Fora o ISMAT, o mais próximo que temos já só será em Lisboa e considero um estilo de vida e ritmo diferentes. As Universidades são muito grandes, as turmas também, torna-se mais difícil estabelecer um contacto até com colegas, quanto mais com professores. 

Em que medida é que o curso de Direito e até mesmo o próprio ISMAT contribuíram para o seu desenvolvimento pessoal e profissional?

VM: Contribuíram em tudo. O curso e o ISMAT só me têm trazido felicidades e oportunidades. Não só o curso, como o Instituto, no que diz respeito à minha vida profissional, proporcionaram-me tudo aquilo que eu hoje em dia tenho o prazer de fazer: não só a advocacia que não seria possível sem o curso, não só dar aulas, em que a resposta será semelhante, mas também o meu prosseguimento dos estudos deve-se ao curso de Direito no ISMAT, porque se a minha primeira experiência não tivesse sido tão positiva eu também não teria vontade de prosseguir para o Mestrado, de continuar a formar-me e parar só quando for necessário, quando não houver mais para fazer.

Quais são as suas expectativas para o futuro?

VM: A curto prazo pretendo terminar o Mestrado. Depois, se tiver condições reunidas para isso, prosseguir com os estudos e ingressar no Doutoramento, é esse o meu plano. Quanto à advocacia, conciliar tudo por vezes não é fácil, mas quero continuar a exercer porque é muito importante termos um contacto prático com a realidade e também não ficarmos só presos à parte do estudo.

Para finalizar, tem algum conselho que gostasse de deixar aos nossos estudantes de Direito?

VM: Tenho. É preciso estudar muito, é preciso uma dedicação muito grande... Não propriamente para concluir o curso, contudo para se ter sucesso é preciso um grande esforço, um grande espírito de sacrifício. Mas também, juntamente com o conselho, digo-vos, no final compensa! Todo o nosso sacrifício durante quatro anos, ou com Mestrado, Doutoramento, de 4 a 10 anos, o que for, ao fazer as coisas com muito empenho e estudo raramente falha, é o melhor conselho que posso dar. E agora como também dou aulas, sinto mesmo que é isso, estudar, investigar, ler, querer aprender mais… acho que é essa a receita para o sucesso. É verdade que exige um grande esforço, mas essencialmente é uma grande dedicação à área que no fundo escolhemos trabalhar para o resto da vida se tudo correr bem.

Professora Vanessa, agradecemos imenso a sua adesão a esta iniciativa. Foi a nossa primeira entrevistada e é realmente um grande exemplo de uma diplomada pelo nosso Instituto que, tão jovem, já alcançou bastante e muito mais conseguirá. Desejamos-lhe os maiores sucessos!

VM: Muito obrigada. Queria agradecer imenso o convite e tenho muito orgulho por ser uma das pessoas em quem pensaram para esta iniciativa, fico muito contente. É também assim que compensa aquilo que fazemos e a nossa experiência, reconhecendo-nos e desta maneira tão querida que vocês fizeram. Desejo o maior sucesso ao NEDISMAT e para vocês enquanto alunos, assim como desejo a todos!

bottom of page